Saturday, August 25, 2007

Resposta aos alarves

19.05 23 de Abril de 2006

Com que então Salazar não devia ter permitido os excessos da polícia Política! Se calhar andava demasiado ocupado a dar emprego a toda a gente! Sim, porque iluminem-se os que disto não sabiam: durante 48 anos reinou a paz e todos tinham que comer. Era tão bom; as senhoras dedicavam-se aos concursos de excelência doméstica (as que podiam, porque aparentemente outras morriam defendendo a família e o emprego, mas isto devem ser boatos de quem andou a ler História ou , se calhar, a vivê-la, ignoremos o comentário pois então!), os homens eram todos honrados e respeitavam a bandeira (não interessa agora mencionar os 12 mil mortos e os mais de 30 mil estropiados, que obrigados ou não, pagaram esse preço por defenderem os tais "símbolos nacionais").

Economicamente mais fortes que os Espanhóis diz o senhor Mariachi, bem, digamos que Franco, aliado de Salazar, quando lhe convinha soube bem aproveitar os prisioneiros de guerra para reconstruir o país que havia destruído antes, na luta contra os comunistas. Salazar foi muito mais eficaz: apenas mandou prender ou matar quem com ele discordava, envolveu o Povo Português numa propaganda obscurantista que só poderia ter efeito nas gentes oprimidas, mas como disse o Sr.Mariachi?"Pobres mas honradas". Para não falarmos das mortes pelas quais Salazar foi directamente responsável ao recusar a entrada aos que acorriam do resto da Europa fugindo do Nazismo, enviando-os directamente para os campos de Morte, ao deixar a Polícia Política Espanhola entrar livremente em Portugal que perseguia os Anti-Franquistas, com um passaporte para a execução sumária.

De facto, na altura, nem os ciganos faziam o que queriam, pois não Sr. Mariachi?Nem os ciganos nem ninguém! Nem mesmo os "comunas" (sabia que o uso desses termos denuncia bem a sua escola política não? Se é que podemos incluir as suas ideias em alguma escola política.

Deixe-me dizer-lhe uma coisa Sr. Mariachi: o meu nome é Ana (bem Português ,não acha, ao contrário do seu?), o meu pai lutou na Guiné durante quase três anos , porque o seu querido Salazar assim o determinou e ninguém o ajudou a recuperar do mal que viu e foi obrigado a fazer. As minhas notas foram excelentes Sr. Mariachi e as propinas eram as de uma Universidade Pública , que estranhamente me concedeu uma bolsa devido às minhas notas e à minha situação económica. Bizarro! Sózinha, honrada e Portuguesa também fiz alguma coisa da minha vida, por isso, e leia com atenção: as suas palavras denotam de uma forma alarmante a forma alarve como o Sr. Mariachi vê o nosso passado e o nosso futuro. O seu texto não passa de uma aberração fruto de muita ignorância e falta de pudor em reconhecê-lo. Mas como vivemos numa Democracia, e Salazar já cá não está para tapar as vozes discordantes, tanto eu como o Sr. Mariachi temos o direito de exprimir as nossas opiniões. No tempo do Fascismo isto seria impossível, até para si Sr. Mariachi

Em resposta a :

· O inicio de uma nova e pior Ditadura

El_Mariachi

2006-04-22 23:48


Nesse dia de Abril de 1974 tinha eu 3 anos de idade, todavia, cedo despertei para o significado desse dia. As minhas primeirdas recordações sobre a política são da campanha eleitoral do General Eanes e da AD. Mais tarde, lembro-me da noite emque caiu o Cesna e da morte de Sá Carneiro. Nessa noite tomei consciênca de como os comunistas podiam ser cruéis e vingativos pois, na rua gritavam: Temos carneiro assado! Temos carneiro assado.
Para mim o único aspecto positivo que o 25 de Abril trouxe foi o fim de uma guerra há muito perdida. De resto o regime de Salazar cometeu 4 grandes erros:
1º Não ter aderido ao tratado CECA ao mesmo tempo que a França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxembrugo - naquilo que deu origem à actual União Europeia. Talvez hoje estivessemos na cabeça da Europa.
2º Ter permitido que a guerra em África se tivesse arrastado como arrastou quando podiamos ter lá ficado. Bastaria ter celebrado acordos de cooperação com os povos dos paises ocupados por forma a fazer-se a descolonização de uma forma pacífica e gradual.
3º Ter permitido os excessos de uma Polícia Política.
4º Não ter procedido à passagem de testemunho na devida altura.
De resto e segundo dizem as pessoas da época:
Havia empregos para todos.
Havia casas suficientes para alugar e não era preciso andar a engordar bancos chulos.
Havia segurança nas ruas.
Havia vontade de trabalhar e fazer o trabalho da melhor forma e com dignidade.
havia respeito pelos simbolos nacionais.
Os carros da administração pública andavam até cairem.
Havia contenção na despesa por parte dos governantes.
Havia honestidade e honra nos homens
Havia meia duzia de códigos que regulavam e muito bem a actividade JUSTIÇA.
AS paredes estavam limpas e não estavam conspurcadas com grafittis e cartazes.
As pessoas eram sensatas e tinham vergonha de ficar a dever. Pobres mas Honrados.
Nós eramos mais fortes economicamente do que os nuestros hermanos.
Os ciganos não faziam o que queriam.
Os políticos não enriqueciam à custa do povo.
Havia escola para todos.
O dinheiro dos impostos era bem gerido.
De resto Salazar e Caetano eram homens de nota 19. Cunhal só não teve nota 20 no seu curso (DIREITO) porque era comunista.
Hoje os nossos políticos são uns barda.... que sobem na vida à custa de se começarem logo a vender quando estão nas associações de estudantes.
Naquele tempo a CUF era poderosa. Tinhamos coisas nossas. Onde é que temos hoje homens da fibra de CHampallimaud? Jorge de Mello? E outros que os comunas apelidaram de fascistas mas que, para além, de criarem riqueza preocupavam-se com os trabalhadores.
Hoje temos aí o homem sonae que suga os trabalhadores a troco de 80/90 contos.
HOje temos a verdadeira ditadura.
Será que este povo anda todo a dormir?

No comments: